Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    Pesquisa 

Testemunhos

Testemunhos

in Revista Agrotejo 2006

 

 

………………….A AGROTEJO tem desenvolvido, ao longo dos últimos vinte anos, uma acção determinante na promoção do desenvolvimento agrícola da região, que a coloca como uma das estruturas associativas mais respeitadas no sector.

 

Para além dos objectivos específicos que presidiram à sua criação e que tem cumprido na íntegra, a AGROTEJO assumiu uma atitude pedagógica reconhecida e admirada na criação de normas de protecção ambiental.

 

A difusão de informação e aconselhamento técnico sobre a utilização de boas praticas agrícolas, numa região de culturas intensivas, tem sido uma preocupação constante e é, seguramente, uma das realidades mais marcantes na protecção ambiental do Vale do Tejo.

 

O dinamismo que tem presidido à actividade da AGROTEJO, colocam-na como um parceiro incontornável numa acção concertada para o desenvolvimento agrícola e rural das sub-regiões da Lezíria e Médio Tejo que deverá ser orientado para uma relação sustentável entre a agricultura, enquanto actividade produtiva moderna e competitiva, e o desenvolvimento integrado do território rural na sua vertente económica, ambiental e social.

 

Neste desafio, que é de geração, todos os esforços e parcerias activas são necessárias. A AGROTEJO é e será, seguramente, uma das Instituições da região que terá um papel determinante na criação do nosso futuro colectivo………..

 

Joaquim Luis Rosa do Céu

**********************************************************************************************************************************************

 

 

……..A constituição da Agrotejo foi um bom exemplo da iniciativa dos agricultores do Vale do Tejo Norte e um facto bem revelador da sua correcta percepção do ciclo histórico que estava a iniciar-se para a agricultura portuguesa.

 

O balanço, após duas décadas de actividade, demonstra que as prioridades e a estratégia delineada para atacar os problemas da carência de infra-estruturas, da comercialização, da formação, do apoio técnico e informativo aos agricultores, no contexto de actividades que constituem as fileiras competitivas da nossa agricultura, é francamente positivo e demonstra a acertada visão estratégica dos associados e dirigentes da Agrotejo e é também a melhor garantia da sua capacidade para enfrentar os difíceis desafios da progressiva liberalização dos mercados e da drástica redução dos apoios públicos que o futuro nos reserva………………..Os agricultores da Agrotejo têm o mérito, pelo percurso que fizeram, de estar melhor preparados do que os outros para enfrentar o futuro.

 

Capoulas Santos

(Deputado Europeu)

*********************************************************************************************************************** 

 

 

………….A Agrotejo constitui-se pois como o fórum, à escala regional do norte do Vale do Tejo (Golegã, Chamusca, Torres Novas, Alpiarça, Barquinha, Constância e Abrantes), com o objectivo de planear o presente e preparar o futuro……….……..A história da vida da Agrotejo ao longo destes vinte anos, com os altos e baixos que sempre caracterizam o evoluir dos organismos vivos, mas rica de inúmeros e fortes episódios, reflecte aliás de forma clara o impacto havido no desenvolvimento da região em que se insere….

 

Fernando Gomes da Silva

*********************************************************************************************************************** 

 

 

………….Ao longo destes anos a actividade da AGROTEJO e das estruturas a ela associadas foi-se desenvolvendo. A comercialização de cereais foi alargada a outros produtos agrícolas, e outras estruturas e iniciativas foram surgindo, com o objectivo de melhor servir a agricultura regional. Na verdade, pude também testemunhar essa  intensa actividade: das infraestruturas de regadio e da electrificação, às sempre difíceis acções de emparcelamento rural; da prestação de serviços aos associados, à  difusão  e aplicação das novas tecnologias de comunicação e informação, ou ainda à compra e venda de factores de produção aos associados em condições mais vantajosas.

 

É neste quadro que a AGROTEJO tem funcionado como um autêntico motor de desenvolvimento rural e regional nesta tão importante área do Norte do Vale do Tejo. Uma região onde a actividade económica está longe de se confinar à agricultura, mas onde esta continua a ser um pilar incontornável da sua realidade económica e social. Daí que  não possa calar a minha admiração pelo trabalho levado a bom termo pelos seus dirigentes e associados………..

 

Arlindo Cunha

*********************************************************************************************************************** 

 

 

«Todas as respostas num só lugar». É com este ideal que a Agrotejo se apresenta aos agricultores da região norte do vale do Tejo. Agricultores com explorações bastante fraccionadas em pequenas parcelas, mas com uma grande vontade de se adaptarem às novas tecnologias e de se associarem para ganhar voz activa. Fruto desta vontade nasceu a Agrotejo, agora a comemorar os seus 20 anos de existência mas sempre com um espírito inovador, que se tem traduzido em inúmeros projectos estruturantes para a região e num apoio constante aos associados, nas mais variadas áreas.

Filiada na CAP desde 1993, esta Associação faz questão de participar activamente nas iniciativas da Confederação, trazendo para a esfera nacional um pouco daquilo que é a realidade agrícola do Ribatejo, dos problemas com que diariamente os agricultores se confrontam e das novas ideias que vão surgindo.

Prova disso mesmo é o facto da Agrotejo integrar alguns dos Conselhos Consultivos da CAP, órgãos de aconselhamento da Direcção da Confederação para assuntos relacionados com as diversas vertentes da agricultura, onde as opiniões, as críticas e as sugestões de Organizações como a Agrotejo constituem um valioso contributo para a escolha das melhores opções a tomar pela CAP, num esforço conjunto para salvaguardar os interesses dos agricultores nacionais.

 

João Machado

Presidente da CAP

*********************************************************************************************************************** 

………No campo do associativismo, só vigoram os casos resultantes de uma união sentida e objectiva, sem protagonismos, mas com amor às causas. Só desta forma se pode justificar o sucesso da Agrotejo…….

 

O Presidente da Câmara

António Manuel Oliveira Rodrigues

************************************************************************************************************************ 

 

 O prestígio, a credibilidade e o exemplo da Agrotejo, acrescentam a actual visibilidade nacional e internacional granjeada pelo Concelho eleito para sua sede – o da Golegã, cujo Município, como parceiro indispensável, corrobora e apoia os dignos objectivos desta Associação que o enobrece!

             

José Veiga Maltez

Presidente da Câmara Municipal da Golegã

 

********************************************************************************************************************** 

 

…….A AGROTEJO soube definir e cumprir os seus objectivos. Tem 20 anos de obra feita.

Os Associados, os funcionários e os seus dirigentes estão de merecidos Parabéns

 

Inês Maria Godinho e Cunha

************************************************************************************************************************ 

 

A enorme capacidade de adaptação e trabalho técnico adequado dosa seus dirigentes e técnicos, gerou confiança e determinação inovar, para criar riqueza e contribuir decisivamente para um salto qualitativo numa área em permanente evolução

 

Sérgio Carrinho

Presidente da Camara Municipal de Chamusca

*********************************************************************************************************************** 

 

 

 

 

 

Voltar