Mundo Rural
As zonas rurais são cada vez mais orientadas por medidas estratégicas de dimensão territorial. Estas últimas, não abrangem só o sector agrícola, mas todos os outros sectores, sendo o seu principal objetivo o crescimento e desenvolvimento de toda uma região.
-
Esta Região Norte do Vale do Tejo não é exceção. Se é verdade que aqui o sector agrícola mantém um papel preponderante, também é verdade que sem outros sectores complementares, perderíamos competitividade.
O crescimento sustentável, equilibrado e harmonioso só é possível em regiões fortes, dinâmicas e aglutinadoras de todas as oportunidades.
A UNESCO, através do Conselho de Coordenação Internacional do Programa MaB, reunido no dia 19 de Março de 2016 em Lima, no Perú, decidiu favoravelmente as adaptações propostas pelo órgão de gestão da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.
Foi considerado que “o plano de gestão, o zonamento e a participação dos agentes locais, se enquadram nas recomendações anteriormente solicitadas, pelo que se conclui que a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo se enquadra nos critérios da regulamentação estatutária da rede mundial do Programa MaB”.
Esta decisão reconhece, além do elevado potencial de conservação do Paul do Boquilobo, a singularidade e sustentabilidade de uma vasta área rural que inclui também a agricultura, outras atividades económicas e aglomerados populacionais.
Com esta decisão é também reconhecido um modelo de gestão inovador que inclui entidades públicas e privadas, suportado por um conselho consultivo composto por vários representantes da comunidade local, ensino, investigação, autarquias, atividades económicas, associações de desenvolvimento local e empresas.