14.º ENCONTRO DE AGRICULTORES
[ 04-03-2016 ]
Neste evento, onde estiveram reunidos mais de 300 agricultores, contou com a participação de algumas das mais ilustres figuras do setor e da região, tais como a Senhora Diretora Regional da Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale Tejo, Dr.ª Elizete Jardim e o Senhor Presidente da Câmara da Golegã, Eng. Rui Medinas.
A reunião contou com um conjunto de apresentações técnicas, das quais se destacam as realizadas pelos patrocinadores do evento – DEIBA, PIONNER e SAPEC – em que foi possível divulgar algumas das novidades e técnicas com maior impacto na cultura do milho. Foi igualmente apresentado o projeto MaisMilho pela Eng.ª Manuela Varela.
O Engº Mário Antunes, da AGROTEJO, fez um ponto de situação do PDR2020 e ainda apresentou algumas informações úteis para a próxima campanha. Seguidamente o Diretor Geral da AGROMAIS, Dr. Jorge Durão Neves, perspetivou algumas dificuldades para a campanha de milho 2016, referindo vários aspetos, tais como a conjuntura económica e os stocks mundiais.
O Presidente da AGROMAIS, Eng.º Luís Vasconcellos e Souza, pormenorizou o novo investimento da Plus Alqueva, a construção de infraestruturas para a comercialização de fatores de produção, no Baixo Alentejo. Este investimento, aliado a todos os outros que já foram feitos, pretende expandir o modelo da organização para a região do Alqueva e desta forma prosseguir a estratégia de crescimento da AGROMAIS.
Ainda no decorrer deste encontro, e como vem sendo tradição, foi atribuído o prémio "AGRICULTOR DO ANO". Este prémio, relativo a 2015, que reconhece a capacidade empreendedora, o espírito inovador e a dedicação à atividade e à organização, foi atribuído ao agricultor José Luís Inverno, que se destacou sobretudo pela cultura de tomate, onde conseguiu uma produtividade superior a 105 toneladas por hectare. Um homem dedicado à agricultura há mais de 30 anos e, como referido por um membro do júri, Dr. Jorge Neves, "(...) é reconhecido, como um dos dez maiores agricultores da AGROMAIS e destaca-se pela extrema dedicação à atividade agrícola. Além de procurar novas formas de produzir, demonstra também, ter uma grande capacidade técnica”.
Foi também atribuído pela AGROTEJO o prémio “AGRICULTOR SOLIDÁRIO”, como forma de destacar o produtor com maior envolvimento no programa Restolho. A produtora distinguida foi Francisca Chaves Ramos, em representação da Sociedade Agrícola de São João de Brito, S.A.