Restolho na Agroglobal
[ 29-06-2016 ]
Há cerca de 4 anos, na procura de uma solução para reduzir o desperdício alimentar, juntámo-nos à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e à Entrajuda, e demos corpo ao projeto RESTOLHO, com o lema- " uma segunda colheita para que nada se perca!"
Efetuadas por voluntários (empresas, escolas, ou simplesmente grupos que se inscrevam para o efeito), as ações RESTOLHO consistem na colheita de produtos sem valorização comercial e que depois são encaminhados para os Bancos Alimentares da nossa área de influência (sobretudo: Abrantes, Santarém e Beja). Estes produtos sem valorização comercial, por exemplo as batatas e cebolas (e outros produtos) de calibres pequenos ou com pequenos defeitos, são deixados no campo porque os preços de mercado são tão baixos que não compensam, infelizmente, o custo da apanha. Desta forma, é possível encontrar um aproveitamento desta produção e reduzir o desperdício alimentar.
Só em 2015, colhemos cerca de 16 toneladas de produtos hortícolas (abóbora, batata, tomate, courgette, cebola e pimento) e envolvemos cerca de 700 voluntários!
Sendo a AGROGLOBAL, o maior evento profissional do sector agrícola de Portugal, e existindo campos que são produzidos a título experimental, desafiámos a organização para promover uma ação RESTOLHO.
Assim, no dia 9 de Setembro todos os caminhos vão dar à AGROGLOBAL, para uma colheita solidária a favor do Banco Alimentar de Santarém. Junte-se a nós!