Reactivação de fábrica de açúcar de Coruche é excelente notícia para os agricultores
[ 25-08-2016 ]
Os agricultores estão neste momento obrigados a um conjunto de regras no âmbito da PAC - Política Agrícola Comum, nomeadamente no que diz respeito à diversificação das culturas, que os obriga a ter várias culturas, durante o mesmo ano, na mesma exploração agrícola. Por isso a cultura da beterraba é vista como uma boa solução para fazer face, não só a esta obrigação, como também para os níveis de rendimento “que têm sido inferiores àquilo que são as perspectivas e expectativas dos agricultores, que em muitos casos se traduzem em valores quase abaixo da linha de água”, explica o dirigente agrícola.
Para os agricultores, a cultura da beterraba foi, na altura em que foi instalada em Portugal, uma boa alternativa e com um significado muito importante para a região porque, por um lado, tinha rendimentos equiparados a outras culturas feitas na região e por outro, foi uma cultura que os agricultores souberam apostar. “Num curto espaço de tempo conseguiram atingir níveis e patamares de produtividade muito acima do que era normal na Europa”, refere.
Neste momento os agricultores do norte do Vale do Tejo estão a produzir, nas parcelas com apetência para beterraba, outras culturas como milho, tomate, cebola, batata e trigo. “A beterraba é de facto uma boa solução para os produtores e nesta altura quanto mais soluções houverem melhor para todos”, conclui.
Fonte:Mirante